Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Níger vai entregar 150 milhões de litros de gasóleo ao Mali

O Níger prepara-se para entregar 150 milhões de litros de gasóleo ao Mali para abastecer as centrais elétricas do país, afetadas por cortes de energia recorrentes, anunciou hoje a presidência maliana.

Níger vai entregar 150 milhões de litros de gasóleo ao Mali
Notícias ao Minuto

22:11 - 16/04/24 por Lusa

Mundo Níger

O chefe da junta do Mali, coronel Assimi Goïta, recebeu hoje o ministro do Petróleo do Níger, Mahaman Moustapha Barke, para finalizar "um acordo de parceria para a venda de 150 milhões de litros de gasóleo ao Mali", declarou a presidência maliana através de um comunicado.

"Estes combustíveis destinar-se-ão à Energie du Mali (EDM-SA) para abastecer as várias centrais elétricas do país", disse Barke, citado no comunicado de imprensa.

Com uma dívida de mais de 200 mil milhões de francos CFA (cerca de 300 milhões de euros), a empresa nacional de energia do Mali já não consegue fornecer eletricidade à capital e a outras cidades do país.

A degradação do fornecimento de eletricidade está a provocar uma exasperação generalizada entre os cerca de 11 milhões de malianos que têm acesso à eletricidade, ou seja, metade da população deste país governado por uma junta desde um golpe de Estado em 2020 e onde uma grande parte do território é assolada pela expansão de grupos armados, nomeadamente extremistas.

Em fevereiro, o Níger anunciou a assinatura de um memorando de entendimento sobre o fornecimento de gasóleo ao Burkina Faso, ao Mali e ao Chade, países classificados entre os mais pobres do mundo e governados por regimes militares.

Os três primeiros países juntaram-se para formar a Aliança dos Estados do Sahel (AES) e, em fevereiro, anunciaram a sua retirada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Em novembro, as autoridades do Níger inauguraram um oleoduto gigante que transportará o petróleo bruto extraído do campo de Agadem (sudeste) para o vizinho Benim, através da China National Petroleum Corporation (CNPC), uma companhia petrolífera detida pelo Estado chinês.

As autoridades do Níger anunciaram, a 13 de abril, que obtiveram um empréstimo de 400 milhões de dólares (cerca de 376,2 milhões de euros) do seu parceiro chinês, como "adiantamento" das próximas vendas de petróleo bruto, que deverá começar a ser comercializado em maio.

O país pretende aumentar a sua produção de petróleo para 110.000 barris por dia, dos quais 90.000 barris serão exportados.

Leia Também: Milhares manifestam-se no Níger a exigir saída de militares dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório