"Aproximadamente 77 mil salmões juvenis chegaram ao rio", frisou o Departamento de Pesca e Vida Selvagem do Oregon, em comunicado.
O camião-cisterna circulava numa zona montanhosa quando capotou numa "curva fechada". O motorista do camião escapou sem ferimentos graves.
Mas nem todos os salmões tiveram força para chegar à água e cerca de 25 mil deles morreram no camião ou nas margens.
O salmão 'chinook' está em perigo devido à seca que atinge o oeste norte-americano nos últimos anos.
O seu declínio dramático levou à proibição da pesca do salmão no ano passado ao largo da Califórnia e de grande parte de Oregon, que deverá ser prolongada até 2024.
O acidente "não deverá ter impacto na nossa capacidade de recolher futuros reprodutores ou de manter metas de produção plena no futuro", garantiram as autoridades norte-americanas.
Os salmões são migratórios: nascem nos rios, nadam em direção ao Pacífico quando atingem a maturidade, onde passam vários anos, e eventualmente regressam aos seus cursos de água natais para se reproduzirem e morrerem.
Mas este ciclo foi interrompido pela seca que atingiu o oeste norte-americano na última década, o que tornou os rios demasiado baixos ou demasiado quentes.
Para ajudar o salmão, as autoridades criam alevinos em tanques e transportam-nos em camiões-cisterna para cursos de água perto do Pacífico. Uma vez que tenham atingido tamanho suficiente, migram para o oceano.
Este transporte remonta à década de 1980 na região, onde inúmeras barragens erguidas para abastecer as cidades e a agricultura norte-americana privaram o salmão de 80% do seu habitat para se reproduzir. Mas acelerou nos últimos anos devido à seca.
Leia Também: Drone enfrenta Tesla e um carro de F1. Um duelo insólito... a não perder