Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Zelensky pede ação conjunta para evitar "desastres ambientais na Europa"

O Presidente da Ucrânia pediu uma ação europeia conjunta para proteger os sistemas energéticos e garantir que "não ocorram mais desastres ambientais na Europa".

Zelensky pede ação conjunta para evitar "desastres ambientais na Europa"
Notícias ao Minuto

06:26 - 30/03/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A proteção destas instalações [de energia], tanto na Ucrânia como com os nossos parceiros. É crucial não só para o nosso Estado, mas também para os nossos vizinhos e para todo o continente", defendeu Volodymyr Zelensky, na intervenção diária feita na sexta-feira à noite.

O líder do governo ucraniano deu como exemplo "a catástrofe na central elétrica de Kharkov" (leste) e alertou para "a intenção da Rússia de reproduzir" este episódio, argumentando que "deve tornar-se uma tarefa conjunta - não apenas para a Ucrânia - garantir que tais desastres ambientais não voltem a acontecer na Europa".

Zelensky agradeceu a todos os parceiros que ajudam a Ucrânia "a garantir um fornecimento adequado de defesa aérea", referindo ser "extremamente importante".

O responsável ucraniano reconheceu que "na frente diplomática, dedicaram muitos esforços não só para contrariar a influência russa, mas também para persuadir os seus parceiros a aumentar o fornecimento de sistemas de defesa aérea e de mísseis".

O presidente do Parlamento Europeu garantiu que a Ucrânia "vai continuar o seu trabalho na frente diplomática", sendo que "uma das principais prioridades é agora uma maior coordenação" e a elaboração de "mais projetos de qualidade, de tudo o que reforce o Estado [ucraniano] na defesa contra as ambições russas e na capacidade de contrariar ambições hostis".

Por outro lado, o governo ucraniano publicou também a declaração de património, rendimentos, despesas e obrigações financeiras para o ano passado dos detentores de cargos públicos locais ou estatais.

De acordo com uma nota oficial, os rendimentos do chefe de Estado e familiares ascendem a 12,4 milhões de grivnas (cerca de 293 mil euros), incluindo os provenientes da venda de obrigações do Estado.

"O aumento dos rendimentos em relação ao ano anterior deveu-se à retoma do pagamento das rendas (...) Não houve outras alterações significativas em 2023 em termos de ativos, imóveis, veículos, etc.", acrescentou.

Leia Também: Zelensky pede "rápida adoção" de programa de ajuda norte-americano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório