Serviços de segurança dizem ter evitado atentado no sudoeste da Rússia

Os serviços de segurança russos revelaram hoje ter detido três "cidadãos de um país da Ásia central" que, alegam, planeavam um atentado à bomba em Stavropol, cidade no sudoeste da Rússia.

Notícia

© Reuters

Lusa
29/03/2024 20:08 ‧ 29/03/2024 por Lusa

Mundo

Rússia

Num comunicado, citado pela agência France Presse (AFP), o Serviço Federal de Segurança (FSB) russo, refere ter "posto fim a atividades terroristas de três cidadãos de um país da Ásia central, que planeavam cometer um ato terrorista com a explosão de um engenho num local público na região de Stavropol".

A televisão russa difundiu imagens, nas quais se vê vários homens deitados no solo, detidos por agentes do FSB, entre viaturas.

De acordo com a agência de notícias russa Ria Novosti, foram encontrados, em casa dos suspeitos, componentes para o fabrico de um engenho explosivo artesanal e substâncias químicas.

Esta detenção acontece uma semana após o ataque numa sala de espetáculos perto de Moscovo, no qual morreram 144 pessoas e 360 ficaram feridas, que foi reivindicado pela organização jihadista Estado Islâmico.

Doze pessoas foram detidas após o atentado, incluindo os quatro alegados atacantes, originários do Tajiquistão, uma das antigas repúblicas soviéticas da Ásia central, onde o Estado Islâmico continua ativo.

Ao longo dos últimos anos, o FSB tem anunciado com alguma regularidade ter conseguido evitar atentados na Rússia, mas geralmente são conhecidos poucos detalhes sobre os casos.

Leia Também: Detidos no Tajiquistão 9 suspeitos de estarem ligados a ataque em Moscovo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas