Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Há (mais) um candidato a desistir da corrida à Presidência do Senegal

Um segundo candidato presidencial no Senegal, Habib Sy, anunciou hoje a sua retirada a favor do candidato antissistema, Bassirou Diomaye Faye, reduzindo a 17 de 19 iniciais o número de candidatos às eleições previstas para o próximo domingo.

Há (mais) um candidato a desistir da corrida à Presidência do Senegal
Notícias ao Minuto

20:13 - 21/03/24 por Lusa

Mundo Senegal

"Quero dizer aos meus apoiantes, ao Senegal, a África e a todo o mundo que eu, Habib Sy, retiro a minha candidatura para apoiar Bassirou Diomaye Faye", afirmou o candidato num vídeo que circula nas redes sociais e que o mostra de frente para a multidão ao lado de Faye.

Habib Sy, várias vezes ministro durante o regime do antigo presidente Abdoulaye Wade, é próximo de Ousmane Sonko, o guia político de Faye, e membro da coligação da oposição Yewwi Askan Wi ("Libertemos o povo"), criada em 2021 em torno de Sonko.

A candidatura de Sy foi essencialmente instrumental, decidida quando o Pastef, o partido de Sonko, entretanto ilegalizado, percebeu que poderia não conseguir constituir como candidato a principal figura da oposição senegalesa.

Sy não foi o único candidato circunstancial utilizado pelo Pastef para contornar o cerco da justiça senegalesa ao seu líder. Cheikh Tidiane Dieye, que anunciou esta quarta-feira a sua renúncia a favor de Faye, foi outro, assim como o próprio Bassirou Diomaye Faye, que esteve detido, como Sonko, até ao passado dia 14.

A Constituição do Senegal estipula que, se um dos candidatos se retirar antes da primeira volta, "a eleição prossegue com os outros candidatos na corrida".

"O Conselho Constitucional alterará a lista de candidatos em conformidade. A data das eleições mantém-se", de acordo com o texto constitucional.

Leia Também: Candidato no Senegal retira-se e apela ao voto em candidato antissistema

Recomendados para si

;
Campo obrigatório