Vítimas do incêndio de Valência apresentam queixa contra construtora

Morreram 10 pessoas no incêndio. Proprietários dos apartamentos acusam construtora de "danos por imprudência grave".

Incêndio em prédio de 14 andares em Valência, Espanha

© Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images

Notícias ao Minuto
20/03/2024 16:06 ‧ 20/03/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Os proprietários dos apartamentos do edifício que ardeu, no final de fevereiro, em Valência, apresentaram uma queixa em tribunal contra a construtora, acusando-a de um crime de "dano por imprudência grave".

Segundo o jornal espanhol El Mundo, os proprietários pediram ainda que sejam reabertos processos que foram arquivados pelo juiz de instrução, após a Polícia Judiciária espanhola ter descartado origem criminosa no incêndio que vitimou mortalmente dez pessoas. 

Na queixa, o advogado das vítimas aponta a "prática de um alegado crime de dano por imprudência grave, relativamente a uma eventual negligência da construtora", que pode ter sido a "chave na propagação e nas consequências do incêndio".

Os proprietários defendem que devem ser investigadas as razões que levaram a que as chamas se propagassem de forma tão rápida e que causaram a destruição de praticamente todo o edifício.

Além disso, os queixosos pedem que seja aberta uma investigação para apurar se o edifício foi construído em violação do disposto no Real Decreto 2177/1996, de 4 de outubro, que aprova as condições de proteção contra incêndio dos edifícios, além se houve uma possível negligência ou imprudência cometida pela instalação do revestimento da fachada por parte dos construtores.

Recorde-se que o incêndio de grandes dimensões deflagrou num edifício de 14 andares localizado, a 22 de fevereiro, numa área residencial de Valência. As chamas propagaram rapidamente e o edifício residencial ficou destruído.

Leia Também: Fogo em Valência que matou 10 pessoas foi causado por eletrodoméstico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas