Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Comissão Eleitoral da África do Sul acredita 52 organizações observadoras

Pelo menos 52 organizações foram credenciadas com o estatuto de observador às eleições gerais de 29 de maio na África do Sul, anunciou fonte da Comissão Eleitoral Independente (IEC, na sigla em inglês).

Comissão Eleitoral da África do Sul acredita 52 organizações observadoras
Notícias ao Minuto

15:13 - 20/03/24 por Lusa

Mundo África do Sul

De acordo com a comissária eleitoral Janet Love, é expectável o credenciamento de várias organizações internacionais para observar as urnas próximo da data das eleições.

A comissária eleitoral sul-africana adiantou, sem precisar as entidades credenciadas até à data, que o Governo irá também convidar as instituições multilaterais para observar as eleições, assim como o corpo diplomático acreditado no país, que terá o estatuto de "convidado", por forma "a também ter acesso" aos processos.

O anúncio, feito num debate parlamentar realizado na terça-feira, ocorre após a Aliança Democrática (DA, na sigla em inglês), o maior partido da oposição no parlamento sul-africano, ter solicitado na semana passada aos Estados Unidos (EUA) a supervisão das eleições gerais de 29 de maio na África do Sul.

O chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, que é também presidente do partido Congresso Nacional Africano (ANC), antigo aliado de Moscovo e de Pequim, criticou a iniciativa da oposição política, acusando a DA de pretender "vender" o país às potências internacionais.

Mais de 27,79 milhões de eleitores -- o maior número desde o início da democracia na África do Sul em 1994 -- estão inscritos para votar nas eleições nacionais e provinciais em 29 de maio, segundo a Comissão Eleitoral sul-africana.

Leia Também: Pretória investiga presidente do parlamento por alegado suborno

Recomendados para si

;
Campo obrigatório