Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Espanhóis alertam para nova deteção de hepatite A em morangos marroquinos

Agricultores exigem à União Europeia que leve "mais a sério a saúde".

Espanhóis alertam para nova deteção de hepatite A em morangos marroquinos
Notícias ao Minuto

16:09 - 18/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Unió Llauradora i Ramadera - associação que reúne agricultores e criadores de gado da Comunidade Valenciana, em Espanha - alertou para uma nova deteção de hepatite A em morangos oriundos de Marrocos, exigindo mais atenção à União Europeia (UE).

"Foi detetado um novo carregamento de morangos provenientes de Marrocos com hepatite A, o segundo consecutivo em apenas nove dias, razão pela qual a organização pede que seja garantida a segurança sanitária", escreveu a associação no seu website.

Os agricultores valencianos, recorde-se, alertaram para a deteção de hepatite A em morangos marroquinos, na sequência de um alerta do Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF), de 4 de março.

Agora, a Unió diz que a UE deve "levar mais a sério tudo o que se relaciona com a saúde do consumidor, estabelecer mais controlos e pedir reciprocidade para que os produtos importados cumpram as normas europeias".

A associação "salienta que a saúde dos consumidores europeus não pode ser posta em risco e por isso os cidadãos devem ser informados sobre os controlos efetuados aos produtos importados de países terceiros e, neste caso, aos morangos provenientes de Marrocos".

"Temos muito medo que sejam realizados apenas controlos e inspeções aleatórias e, portanto, descobrir uma doença ou praga seja como jogar na lotaria", disse Carles Peris, secretário-geral da Unió.

O RASFF alertou, a 15 de março, para a "presença do vírus de hepatite A em morangos de Marrocos".

Leia Também: Espanhóis preocupados com "morangos de Marrocos" com "hepatite A"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório