O antigo líder do partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, vai abrir um bar no bairro de Lavapiés, em Madrid, Espanha.
Chamar-se-á 'Taberna Garibaldi', disse o jornal La Vanguardia e confirmou o próprio Iglesias no X (antigo Twitter), citando o filósofo checo-austríaco Karl Kautsky: "As tavernas são o último bastião da liberdade do proletariado".
O bar ficará no número 8 da rua Ave María, bem perto do Congresso espanhol, e abrirá as suas portas ao público na próxima terça-feira, apresentando, para além da oferta gastronómica, programação cultural. Como sócios, Iglesias tem o poeta Sebastián Fiorilli e o cantautor Carlos Ávila.
O antigo dirigente do partido esquerdista tinha já dito, há alguns meses, que queria criar um restaurante. "Vamos criar um sítio onde possamos ir nós beber cerveja. Vai ser uma coisa à antiga, onde possamos fazer os cozidos de que gostamos", afirmou no Canal Red, que fundou.
A escolha do nome 'Taberna Garibaldi' é uma referência ao Batalhão Garibaldi, formado por voluntários italianos que participaram na defesa da Segunda República Espanhola, durante a Guerra Civil do país, e que, por sua vez, se inspiraram em Giuseppe Maria Garibaldi, um dos principais líderes da Unificação de Itália, para o seu nome.
Começaram a circular imagens nas redes sociais que, alegadamente, mostram a carta do futuro bar, com cocktails como o Fidel Mojito, o Ché Daiquiri ou o Gramsci Negroni.
“Las tabernas son el último bastión de la libertad del proletariado” Kautsky, el renegado … https://t.co/8c1nvl3vHq
— Pablo Iglesias {R} (@PabloIglesias) March 14, 2024
Leia Também: Apanhado grupo especializado em assaltar casas de futebolistas em Espanha