Os alunos do liceu Léon Blum, nos arredores de Paris, França, tornaram-se, esta semana, gestores e funcionários de uma loja de caridade no interior da escola, que abrirá as suas portas aos alunos na quinta-feira.
A sala C17 da escola em Créteil transformou-se num espaço com várias roupas e acessórios usados à venda por uma fração do seu preço original. Para os pais dos alunos as portas só abrirão na manhã de sábado.
Trata-se, conta o Le Parisien, de um projeto para que os alunos possam pôr em prática as suas aprendizagens sobre a gestão de negócios, em parceria com a associação Emmaüs - La Friperie Solidaire.
"Estes são os preços que cobramos em todas as nossas lojas", afirmou o diretor da associação, Ludovic Vasseur, sobre este novo espaço, para o qual entregou várias centenas de peças do seu stock, cuidadosamente selecionadas, e cujos preços começam nos 5 euros. Se o projeto correr bem, a parceria será para continuar.
Jacques Rusin, diretor do liceu, afirmou que esta loja solidária "preenche todos os requisitos". "Este projeto promove o trabalho dos nossos alunos na vertente profissional", continuou.
Já uma das três professoras envolvidas no projeto, Nadia Feqri, argumentou que "o objetivo é ir muito além da simples venda destes produtos". Ao todo, mais de 20 alunos estarão envolvidos na gestão da loja.
Leia Também: Escola de Saúde da Guarda planeia produzir penso inteligente