Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Bruxelas anuncia 171 milhões para apoiar população no Corno de África

A Comissão Europeia anunciou hoje 171 milhões de euros para apoiar a população da região do Corno de África, para fazer face a "necessidades humanitárias cada vez maiores".

Bruxelas anuncia 171 milhões para apoiar população no Corno de África
Notícias ao Minuto

12:00 - 27/02/24 por Lusa

Mundo Corno de África

A população daquela região de África enfrenta "necessidades humanitárias cada vez maiores, à medida que é duramente fustigada por múltiplos conflitos, fenómenos climáticos extremos e choques económicos", considerou a Comissão Europeia, em comunicado, apresentando uma estimativa que aponta para 65 milhões de pessoas em condições precárias naquela parte do continente.

Por isso, Bruxelas anunciou "um pacote inicial de 171 milhões de euros em ajuda humanitária", que vai acrescentar ao pacote de 72 milhões de euros já anunciado e destinado à população do Sudão.

O dinheiro vai ser canalizado para apoio humanitário no Djibuti, cerca de 500 mil euros, Etiópia (38 milhões de euros), Quénia (11,5 milhões de euros), Somália (37 milhões de euros), Sudão do Sul (49,5 milhões de euros) e Uganda (27,5 milhões de euros).

A Comissão Europeia vai atribuir mais sete milhões de euros a programas para prevenção e preparação para desastres naturais na região.

Como é habitual nestes pacotes de apoio humanitário apresentados por Bruxelas, o dinheiro vai ser investido em alimentação, acesso a serviços básicos, como higiene, educação e proteção de crianças nesta região e para criação de planos de contingência para desastres naturais.

Leia Também: Corno de África é a região mais vulnerável às alterações climáticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório