Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 27º

Estados Unidos detetam pequeno balão sob o oeste do país

Os Estados Unidos detetaram um pequeno balão, que consideram inofensivo, a voar alto sobre as montanhas do oeste do país, que foi intercetado por um caça na sexta-feira.

Estados Unidos detetam pequeno balão sob o oeste do país
Notícias ao Minuto

06:13 - 24/02/24 por Lusa

Mundo EUA

Os pilotos enviados pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês) determinaram que o balão "não era manobrável" e não representa uma ameaça à segurança dos Estados Unidos, disse o porta-voz John Cornelio.

O balão permanece no ar, a uma altitude variável entre 13.100 e 13.700 metros, sob observação atenta do NORAD e da Administração Federal de Aviação norte-americana, acrescentou Cornelio.

O NORAD, um comando militar conjunto encarregado de defender o espaço aéreo dos EUA e do Canadá, não disse de onde veio o balão ou por que está a sobrevoar os estados do Utah e do Colorado, mas garantiu que não foi enviado por um país estrangeiro.

A preocupação com relatos de balões a sobrevoar os Estados Unidos aumentou desde janeiro de 2023, quando um balão chinês foi avistado e mais tarde derrubado pelos militares norte-americanos.

O Pentágon acusou a China de enviar balões espiões como parte de um programa de vigilância global conduzido há "vários anos", uma acusação negada por Pequim, que alegou tratar-se de um balão meteorológico que se tinha acidentalmente desviado da rota.

O Governo do Presidente Joe Biden disse que o balão chinês estava equipado com tecnologia avançada de recolha de informações.

O incidente causou tensões entre os dois países e levou ao cancelamento de uma viagem do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à China.

Balões ligados ao Exército de Libertação Popular -- o braço militar do Partido Comunista Chinês -- foram detetados em cinco continentes.

No mês passado, o Ministério da Defesa de Taiwan detetou quatro balões chineses, incluindo três a voar perto de uma importante base da força aérea da ilha.

Leia Também: EUA. Ex-líder do lóbi das armas vai pagar mais 4 de milhões por corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório