Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sobe para 9 o número de mortos após incêndio em Valência

Fogo começou no 5.º andar e estendeu-se por toda a fachada de um edifício de 14 andares.

Sobe para 9 o número de mortos após incêndio em Valência
Notícias ao Minuto

16:02 - 23/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Valência

O governo da Comunidade de Valência informou, esta sexta-feira, que existem até agora nove mortes confirmadas na sequência do incêndio num prédio em Valência, Espanha. A mesma responsável tinha avançado anteriormente que seria 10 vítimas mortais, mas esse número acabou por ser revisto em baixa, passando a figurar novamente como desaparecido.

Segundo a publicação La Vanguardia, a polícia científica já analisou os restos mortais recuperados do prédio incendiado. 

Paralelamente, as autoridades já chegaram à fala com quatro residentes que estavam dados como desaparecidos.

Quatro destas vítimas eram da mesma família: um pai, uma mãe, uma criança de três anos e um recém-nascido.

Durante a manhã desta sexta-feira, os bombeiros estiveram a arrefecer o edifício por forma a conseguirem aceder ao seu interior. Atualmente, estão a revistar os apartamentos.

Há também registo de 15 feridos, dos quais sete são bombeiros. Apesar de nove destas vítimas - dois residentes e cinco bombeiros - terem sido hospitalizados, nenhum dos 15 correrá perigo de vida, de acordo com a imprensa espanhola.

A causa deste incêndio ainda não foi apurada e, durante este balanço, Pilar Bernabé recordou que o processo está em segredo, enquanto a autarca de Valência, María José Catalá, indicou que 105 pessoas foram realojadas em hotéis.

Um tribunal de instrução de Valência abriu hoje um processo preliminar para investigar o incêndio e decretou sigilo para "proteger investigações policiais" e a privacidade dos envolvidos.

Uma equipa que integra uma juíza, o advogado da Administração de Justiça e quatro equipas forenses deslocou-se ao local do incêndio para proceder à retirada dos restos mortais das vítimas.

O fogo terá começado no 5.º andar e espalhou-se pelo prédio, com 138 casas, em menos de uma hora. As imagens das chamas a engolirem o edifício tornaram-se virais nas redes sociais, e foram de imediato partilhadas.

As chamas percorreram a fachada do edifício, que tem cerca de 20 anos, fazendo mesmo algumas partes do prédio caírem.

[Notícia atualizada às 19h13]

Leia Também: Primeiras vítimas identificadas em Valência são um casal e filhos menores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório