Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Partido no poder na Hungria propõe líder do TC para presidente

A nacionalista União Cívica Húngara (Fidesz), partido no poder na Hungria, anunciou hoje que o atual presidente do Tribunal Constitucional, Tamás Sulyok, será o candidato da força política à presidência húngara.

Partido no poder na Hungria propõe líder do TC para presidente
Notícias ao Minuto

14:53 - 22/02/24 por Lusa

Mundo Hungria

"Propomos Tamás Sulyok como candidato a Presidente", anunciou Máté Kocsis, líder do grupo parlamentar do Fidesz (partido do primeiro-ministro ultranacionalista Viktor Orbán) em conferência de imprensa, após uma reunião partidária.

O cargo presidencial ficará vago a partir da próxima segunda-feira, após a demissão anunciada há duas semanas da chefe de Estado Katalin Novák, na sequência de um escândalo relacionado com o indulto concedido a um diretor de um lar de crianças que terá encoberto casos de pedofilia.

A ministra da Justiça, Judit Varga, que assinou o indulto e cabeça de lista às eleições europeias de 09 de junho, também resignou ao cargo, sendo substituída na lista eleitoral por Tamás Deutsch, eurodeputado e um dos fundadores do Fidesz.

Sulyok, 67 anos e um reconhecido apoiante de Viktor Orbán, dirige o Tribunal Constitucional da Hungria desde finais de 2016.

Na segunda-feira, o parlamento húngaro, com a maioria de dois terços do Fidesz, vai aprovar a demissão de Novák.

O cargo presidencial será temporariamente ocupado pelo presidente do parlamento, László Kövér, enquanto a votação no hemiciclo para confirmar Sulyok na presidência deverá decorrer dentro de um mês.

Leia Também: TCE dá nota positiva a medidas impostas à Hungria mas aponta riscos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório