Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Lula é 'persona non grata' em Israel após comentários sobre a guerra

O presidente brasileiro disse, este domingo, que o que se passa na Faixa de Gaza é genocídio.

Lula é 'persona non grata' em Israel após comentários sobre a guerra
Notícias ao Minuto

11:03 - 19/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel disse, esta segunda-feira, que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, não era bem-vindo em Israel, até que retire os seus comentários onde compara a guerra contra o Hamas em Gaza ao Holocausto.

"Não esqueceremos nem perdoaremos. É um sério ataque antissemita. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel - diga ao presidente Lula que ele é 'persona non grata em Israel' até que retire as suas palavras", disse o ministro Israel Katz.

Segundo a Reuters, Israel acusou Lula de banalizar o Holocausto e de ofender o povo judeu. Katz convocou o embaixador brasileiro para uma reprimenda pelos comentários.

"O que está a acontecer na Faixa de Gaza não é uma guerra, é genocídio"

O Presidente brasileiro comparou hoje, em Adis Abeba, na cimeira da União Africana (UA), as operações militares israelitas com o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler no século XX, acusando Israel de genocídio.

Lusa | 13:29 - 18/02/2024

Note-se que o presidente brasileiro disse, no domingo, que o que se passa na Faixa de Gaza é genocídio, comparando-o às atrocidades cometidas por Adolf Hitler contra os judeus. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, respondeu que tais declarações ultrapassam uma linha vermelha.

Leia Também: Ativistas pró-Palestina partem vidros e pintam frase no edifício do MNE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório