Embaixador dos talibã na China entrega credenciais a Xi Jinping

O Presidente chinês, Xi Jinping, recebeu hoje as credenciais de 42 embaixadores estrangeiros na China, incluindo o enviado afegão, num novo passo na normalização dos laços entre Pequim e Cabul desde o regresso dos talibãs ao poder em 2021.

Embaixador dos talibã na China entrega credenciais a Xi Jinping

© Lusa

Lusa
31/01/2024 06:30 ‧ 31/01/2024 por Lusa

Mundo

China

Asadullah Bilal Karimi, porta-voz adjunto do executivo talibã durante os últimos dois anos, chegou ao país asiático a 24 de novembro e foi recebido pelo enviado especial da China para o Afeganistão, Yue Xiaoyong, bem como por diplomatas em exercício da embaixada afegã, disseram os talibãs no mês passado.

A China é o primeiro país a credenciar oficialmente um embaixador afegão desde que os talibãs assumiram o poder em 2021, afirmou o porta-voz dos talibã, Qari Yousuf Ahmadi, citado pela agência de notícias EFE.

O líder chinês aceitou também as credenciais do embaixador do Irão, Mohsen Bakhtiar, um país com o qual a China tem reforçado os seus laços nos últimos anos.

Durante a cerimónia, Xi proferiu um discurso no qual garantiu que o seu país está disposto a "aprofundar a amizade" e a "aumentar a cooperação" com estas nações, segundo a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Leia Também: Taiwan critica alteração de rotas aéreas perto do Estreito da Formosa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas