Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

ONU tem "responsabilidade moral" de ajudar o Haiti

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que as Nações Unidas têm a "responsabilidade moral" de ajudar o Haiti a acabar com a epidemia de cólera.

ONU tem "responsabilidade moral" de ajudar o Haiti
Notícias ao Minuto

06:18 - 14/07/14 por Lusa

Mundo Cólera

"Independentemente de qualquer implicação legal, como o secretário-geral das Nações Unidas e como pessoa, estou muito triste", afirmou Ban Ki-moon ao The Miami Herald.

O secretário-geral da ONU falou ao The Miami Herald, antes de uma visita ao país caribenho, que deverá iniciar hoje.

"Penso que a comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas, tem a responsabilidade moral de ajudar o povo do Haiti a conter a propagação da epidemia da cólera", disse Ban Ki-moon ao The Miami Herald.

Uma investigação norte-americana, terminada em junho de 2011, concluiu que a cólera, que tinha desaparecido do Haiti há 150 anos, foi reintroduzida no país por capacetes azuis nepaleses enviados para o terreno na sequência do terramoto de janeiro de 2010. A fonte da epidemia de cólera foi atribuída a um rio que corre junto a um acampamento da ONU na cidade central de Mirebalais, onde as tropas nepalesas estavam baseadas.

A ONU nunca reconheceu oficialmente a sua alegada responsabilidade na epidemia.

Uma queixa foi apresentada contra a ONU em março, junto de um tribunal federal em Brooklyn, reclamando que a organização reconheça a sua responsabilidade, indemnize as vítimas e preste os cuidados necessários.

Desde o início da epidemia, em 2010, cerca de 700.000 pessoas ficaram doentes e mais de 8.500 morreram no Haiti.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório