Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Primeiro-ministro polaco convoca eleições locais (para 7 e 21 de abril)

O primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, convocou hoje eleições locais no país para 07 e 21 de abril, num contexto de tensões políticas entre o líder da Plataforma Cívica e o Presidente Andrzej Duda, aliado do anterior executivo.

Primeiro-ministro polaco convoca eleições locais (para 7 e 21 de abril)
Notícias ao Minuto

17:22 - 15/01/24 por Lusa

Mundo Polónia

"Hoje decidi emitir um decreto legislativo. Vou enviá-lo formalmente à Comissão Nacional Eleitoral juntamente com o calendário, mas a decisão está tomada: as eleições locais vão celebrar-se nos dias 07 e 21 de abril", indicou Tusk em conferência de imprensa, citado pela agência noticiosa PAP.

Desde 2018 que as eleições locais decorrem de cinco em cinco anos na Polónia.

O Presidente Duda, aliado do anterior Governo polaco liderado pelo ultraconservador Partido Lei e Justiça (PiS), atualmente na oposição na sequência das legislativas de outubro passado, decidiu ampliar em setembro de 2022 o mandato dos governos locais até 30 de abril de 2024 para ajustar o calendário das eleições.

Na ocasião, Duda argumentou que a medida se destinava a separar as datas das eleições legislativas e locais, para que não coincidissem no outono de 2023.

O eleitorado vai eleger os representantes dos parlamentos das províncias polacas, e ainda presidentes de municípios e representantes locais.

A convocatória ocorre após Duda ter rejeitado hoje o fim do mandato do Procurador-Geral do país, Dariusz Barski, designado pelo antecessor de Tusk, o ex-primeiro-ministro e dirigente do PiS Mateusz Morawiecki.

Leia Também: Presidente e primeiro-ministro da Polónia geram crise política

Recomendados para si

;
Campo obrigatório