Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

EUA dizem não ter pressa em libertar aviões Boeing parados após incidente

As aeronaves, que foram suspensas nos EUA "precisam de ser 100% seguras".

EUA dizem não ter pressa em libertar aviões Boeing parados após incidente
Notícias ao Minuto

12:09 - 11/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Alaska Airlines

Os reguladores das companhias aéreas não serão apressados ​​para libertar os aviões Boeing 737 Max 9 que estão parados após o incidente com a Alaska Airlines, disse o governo dos EUA, citado pela BBC. 

As aeronaves, que foram suspensas nos EUA “precisam de ser 100% seguras”, disse o secretário de Transportes, Pete Buttigieg.

Assim sendo, não está claro quando os aviões poderão voar novamente.

O CEO da Boeing, Dave Calhoun, descreveu o incidente como uma “falha técnica".
 
No sábado, a Administração Federal de Aviação dos EUA pediu a imobilização de total de 171 aviões Boeing 737 MAX 9, o mesmo tipo de avião envolvido no acidente, para que se conduzisse uma inspeção minuciosa.

Recorde-se que incidente aconteceu na sexta-feira, durante um voo da Alaska Airlines entre Portland, Oregon e Ontário, Califórnia, quando a porta esquerda 'selada' se soltou da cabine em pleno voo, causando a despressurização da aeronave.

A companhia aérea norte-americana Alaska Airlines disse ter detetado "equipamento mal fixado" durante verificações dos Boeing 737 MAX 9. Inspeções preliminares mostraram que "equipamento mal fixado é visível em determinadas aeronaves".

Pouco antes, outra companhia aérea norte-americana, a United Airlines, indicou ter encontrado parafusos mal apertados durante verificações nas portas 'seladas' dos aviões.

O bloqueio de determinadas portas é uma configuração que a Boeing oferece aos clientes quando o número de saídas de emergência existentes já é suficiente em relação ao número de assentos da aeronave.

Além do 737 MAX 9, este dispositivo já existe em outros modelos da Boeing, nomeadamente no 737-900ER, lançado em 2006 e que não sofreu incidentes semelhantes desde então.

Leia Também: O que acontece quando um buraco se abre num avião em pleno voo?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório