Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 29º

Casal salva alce que caiu e ficou preso em lago congelado. O momento

Aconteceu no Canadá.

Notícias ao Minuto

23:56 - 10/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Jolyne Lavoie e seu marido Claude avistam regularmente alces de longe enquanto exploram a região de Rogersville, no norte de Moncton, Canadá. Mas no domingo passado, o casal chegou a poucos metros de distância de um depois de o avistarem em perigo.

Lavoie avistou o alce pela primeira vez quando o casal estava a atravessar uma ponte por cima de um rio congelado e, inicialmente, ficaram preocupados que as patas pudessem estar partidas.

"Quando nos avistou, tentou levantar-se e tudo o que conseguiu foi escorregar mais e cair no gelo. Foi quando soubemos que estava em apuros", contou Lavoie, citada pelo CBC.ca.

Alguns minutos depois, dois guardas florestais juntaram-se ao casal e o grupo trabalhou em conjunto para ajudar o alce.

"Ao início, estávamos a perguntar-nos sobre a espessura do gelo, mas o meu marido disse: 'Bem, o animal deve pesar pelo menos 180 quilogramas', e então decidiu que podia ir para cima do gelo", relatou ainda.

Claude segurou-se a uma ponta de uma corda e um guarda florestal a outra ponta da mesma corda, na margem, para o caso de o gelo partir. "Se a corda partisse, podia puxá-lo para a margem", referiu Lavoie.

O homem aproximou-se do animal e conseguiu puxá-lo. Toda a missão de resgate levou apenas cerca de 30 a 40 minutos. "Felizmente, os guardas florestais não estavam longe. Não sei, foi como se tudo se tivesse encaixado. Foi o melhor cenário possível", acrescentou.

"Cresci no campo, então sempre vi com bastante frequência estes animais, mas ainda assim foi surreal ver um deles encalhado no gelo e só o facto de poder dizer que conseguimos trazê-lo de volta margem e ele seguir o seu caminho, foi bom", terminou Lavoie.

A mulher publicou o vídeo do resgate do animal na rede social Facebook, que pode ver na galeria acima.

Leia Também: Europa sob ataque? "Nunca iremos ajudar", afirmou Trump em Davos em 2020

Recomendados para si

;
Campo obrigatório