Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Frio? Liège proíbe pernoitar na rua, admitindo "recurso à força"

Portaria entrou em vigor na segunda-feira e termina a 22 de janeiro, mas prazo pode estender-se, dependendo das condições meteorológicas.

Frio? Liège proíbe pernoitar na rua, admitindo "recurso à força"
Notícias ao Minuto

14:14 - 10/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Bélgica

A autarquia de Liège, na Bélgica, proibiu que as pessoas, nomeadamente pessoas em situação de sem-abrigo, "pernoitem na rua", admitindo que, se necessário, as autoridades podem recorrer ao "uso da força" para aplicar a medida.

Segundo o jornal belga Le Soir, a portaria em questão foi aprovada a 8 de janeiro e entrou em vigor esta quarta-feira, mantendo-se assim até dia 22 deste mesmo mês. Este período poderá ser estendido, no entanto, "se as condições meteorológicas assim o exigirem".

"Neste sentido, e considerando que as pessoas em situação de sem-abrigo estão a colocar a sua vida em risco e que por isso é imperativo tomar medidas urgentes e excecionais para garantir a sua segurança e saúde, o presidente da Câmara adotou um despacho no dia 8 de janeiro para que todos os sem-abrigo encontrados na rua durante a noite sejam levados para um local de acolhimento adequado, se necessário com recurso à força", pode ler-se no comunicado citado pelo jornal.

A autarquia belga antevê o "alargamento da lotação nos vários abrigos noturnos", estando disponíveis "cerca de 120 lugares”, com horários de funcionamento alargados ao longo desta semana. Também estão previstas operações policiais para aplicar a medida, sendo que os polícias "terão especial atenção e garantirão que ninguém pernoita na rua".

Segundo as previsões meteorológicas do serviço AccuWeather, consultadas pelo Notícias ao Minuto, as temperaturas máximas previstas para Liège nos próximos três dias variam entre os 0ºC, na quinta-feira, e os 3ºC, no sábado. As mínimas, por sua vez, estarão entre os -3ºC, na quinta-feira, e os 0ºC, no sábado.

Leia Também: Frio. 4 estações de Metro de Lisboa abertas aos sem-abrigo até domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório