Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Joalheiro no Havai faz restauros gratuitos após incêndios no Maui

Homem está a recuperar joias que ficaram danificadas nos incêndios florestais de agosto de 2023.

Joalheiro no Havai faz restauros gratuitos após incêndios no Maui
Notícias ao Minuto

15:51 - 02/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Havai

Um joalheiro em Maui, no Havai, Estados Unidos, está a restaurar gratuitamente joias que ficaram danificadas na sequência dos incêndios florestais que assolaram a região em agosto de 2023, vitimando mortalmente mais de 100 pessoas.

Omi Chamdi, proprietário da joalharia No Ka 'Oi, foi um dos sortudos a sair ileso dos incêndios, pelo que decidiu oferecer os seus serviços a quem não teve tanta sorte.

"Quando ocorreram os incêndios e devastações aqui em Maui, rapidamente decidi que isto era algo que podia fazer e que realmente queria fazer pela comunidade afetada", disse, citado pela emissora norte-americana NPR.

Chamdi já restaurou mais de 150 peças de joalharia, com pelo menos mais 300 em processo de restauração. Trata-se de um trabalho complexo e demorado, disse, envolvendo polimentos, uso de laser, soldagem e banho de ródio.

O restauro, que é feito com a ajuda de outros trabalhadores, pode chegar a custar centenas de euros, mas Chamdi tem realizado estas ações de forma caritativa, para ajudar a comunidade afetada pelos incêndios.

"Estes não são apenas itens comuns, são os bens mais preciosos que as pessoas voltam às ruínas e escavam nos escombros para encontrar. É por isso que sinto que é algo que quero e devo fazer, porque está dentro da minha especialidade", continuou.

A NPR cita algumas das pessoas que recorreram aos serviços de Chamdi, como Shelly Romo, que rebuscou nos escombros do que sobrou da sua casa, munida de equipamento de proteção, em busca do seu anel de casamento.

Ao fim de três horas de buscas, Romo encontrou o anel, danificado, e levou-o à No Ka 'Oi. "Este anel é um símbolo da minha vida que minha família construiu junta”, disse ela. “Cada vez que olho para este anel, é nisso que penso.”

Leia Também: Funcionária terá fugido de hotel com mais de 400 mil euros em joias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório