Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Idosa sem-abrigo dormia em paragem de autocarro... até receber ajuda

O caso aconteceu no Canadá, no início do mês.

Idosa sem-abrigo dormia em paragem de autocarro... até receber ajuda
Notícias ao Minuto

11:58 - 28/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

No início de dezembro, Jennifer Aalders e Timothy Selby levaram o cão a passear no Renfrew Community Park, em Vancouver, no Canadá, quando repararam numa mulher deitada no banco de uma paragem de autocarro.

"Soube imediatamente que era uma idosa sem-abrigo", referiu Jennifer, citada pelo Postmedia Network, que se apercebeu que a mulher deitada estava embrulhada numa manta molhada, com todos os pertences empilhados ao lado.

Decidiu aproximar-se e Joy, de 81 anos, contou-lhe que morava na paragem de autocarro há três dias, desde que a carrinha onde morava foi rebocada.

Desde aquele dia, o casal aprendeu uma lição sobre os desafios que os idosos desabrigados enfrentam em Vancouver. "Não conseguia dormir a saber que estava sozinha", considerou Jennifer.

Depois de ver as condições em que vivia a idosa, a mulher fez 40 chamadas durante três dias para encontrar um sítio adequado para a senhora morar. "Tem sido uma enorme aprendizagem. Os mais chocantes foram aqueles que deveriam ser dedicados ao apoio aos idosos e não me responderam", contou.

No entanto, após várias tentativas, Jennifer e Timothy encontraram um apartamento temporário para Joy, conseguiram dar-lhe algumas roupas novas e outras doadas e ofereceram-lhe um corte de cabelo. Além disso, criaram uma angariação de fundos para cobrir os custos associados ao apartamento. O casal espera que Joy consiga voltar a ter uma casa – assim que conseguirem encontrá-la.

A idosa, que recebe benefícios do Plano de Pensões do Canadá e da Segurança na Velhice, revelou que teve dificuldade em encontrar apartamentos para arrendar a preços acessíveis e que passou por várias situações de despejo. Acabou por decidir morar na sua carrinha, que acabou por ser rebocada.

A contagem de sem-abrigo de 2023 na Grande Vancouver revelou que 22 por cento dos sem-abrigo tinham 55 anos ou mais e 10 por cento deles estavam em situação de sem-abrigo pela primeira vez quando eram idosos.

Leia Também: Idosa e homem encontrados mortos em casa de Oeiras. PJ esteve no local

Recomendados para si

;
Campo obrigatório