Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 19º

'Christmas Drop'. EUA 'largam' presentes sobre ilhéus no Pacífico

Missão anual leva militares norte-americanos a entregar ajuda humanitária, na altura do Natal, a diferentes povoações em ilhas no Oceano Pacífico.

'Christmas Drop'. EUA 'largam' presentes sobre ilhéus no Pacífico
Notícias ao Minuto

17:40 - 23/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Natal

O Natal é uma altura muito associada aos atos de dar e receber, e que o diga a Força Aérea dos Estados Unidos, que, desde 1952, entrega, nesta altura do ano, ajuda humanitária e doações às povoações de várias ilhas remotas no Oceano Pacífico. É a missão de entrega de ajuda humanitária com mais longevidade da história do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

"A tradição começou durante a época de Natal em 1952, quando uma tripulação do B-29 Superfortress viu ilhéus a acenar desde a ilha de Kapingamarangi, a mais de 5.600 quilómetros de distância do Havai- No espírito do Natal, a tripulação lançou um pacote de suprimentos preso a um paraquedas para os ilhéus, dando nome à operação. Hoje, as operações de lançamento aéreo incluem mais de 50 ilhas em todo o Pacífico", lê-se num comunicado da Força Aérea dos EUA.

O ano de 2023 não foi exceção nesta tradição que dura há mais de 70 anos, e a própria Força Aérea norte-americana partilhou, nas redes sociais, um vídeo a dar conta dos preparativos e dos contornos desta missão, em que são entregues alimentos não perecíveis doados, material de pesca, livros escolares e brinquedos.

Foram 'largados', amarrados a paraquedas, 210 pacotes, cobrindo uma área de cerca de 1,8 milhões de milhas quadradas (cerca de 4,6 milhões de quilómetros quadrados), ao longo de seis dias. Os bens terão chegado a mais de 42 mil ilhéus, espalhados por 58 ilhas em Palau e na Micronésia.

Os bens são largados sobre as povoações com recurso a paraquedas, a uma baixa altitude, para evitar possíveis danos.

A missão contou, este ano, com a ajuda do Japão, da Coreia do Sul e, pela primeira vez, do Canadá. Em terra, equipas da Austrália e das Filipinas ajudaram também.

Foram utilizados seis aviões C-130 Hercules, que partiram da Base Aérea Andersen, na ilha de Guam.

Leia Também: Rapaz cria 'Banco de Prendas' de Natal para centenas de crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório