Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
32º
MIN 20º MÁX 37º

G7 condena lançamento de míssil balístico intercontinental norte-coreano

O G7 condenou hoje o último lançamento de um míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte e defendeu uma "resposta unida e rápida" para combater as "ações sucessivas" das autoridades de Pyongyang.

G7 condena lançamento de míssil balístico intercontinental norte-coreano
Notícias ao Minuto

17:10 - 19/12/23 por Lusa

Mundo G7

"A Coreia do Norte continua a desenvolver as suas capacidades nucleares e de mísseis balísticos ilegais e a aumentar as suas atividades desestabilizadoras", condenou o G7, num comunicado assinado pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia.

"Reiteramos o nosso apelo à desnuclearização completa da península coreana e exigimos que a Coreia do Norte abandone todas as suas armas e programas nucleares", afirmou o Grupo dos Sete países mais industrializados (G7).

"Deploramos a decisão da Coreia do Norte em dar prioridade aos seus programas ilegais de armas de destruição maciça e de mísseis balísticos, em detrimento do bem-estar do povo da Coreia do Norte", respondeu o G7.

O grupo apelou a uma "resposta internacional rápida, unida e robusta" para acabar com a "imprudência recorrente" das autoridades norte-coreanas, instando o Conselho de Segurança da ONU a atuar através de resoluções acordadas.

O G7 afirmou ainda estar "profundamente preocupado" com a possibilidade da Coreia do Norte receber qualquer tipo de tecnologia ou transferência nuclear que lhe permita fazer avançar o seu programa de armamento.

"Isso iria ameaçar ainda mais a paz e a estabilidade na região e em todo o mundo", afirmou o G7 no comunicado.

A Coreia do Norte tem que "respeitar as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e cessar imediatamente todas as atividades deste tipo", exigiu o grupo.

Leia Também: "Ameaça". Portugal condena disparo de míssil balístico por Pyongyang

Recomendados para si

;
Campo obrigatório