Camionistas polacos voltam a bloquear fronteira com a Ucrânia

O Serviço Estatal de Fronteiras da Ucrânia informou hoje que os camionistas polacos bloquearam novamente a passagem de Yagodin-Dorogusk, em protesto contra as licenças concedidas aos transportadores ucranianos.

Polónia e Ucrânia abrem nova rota fronteiriça para camiões vazios

© Lusa

Lusa
18/12/2023 17:49 ‧ 18/12/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia

Ao princípio da tarde na região, "os transportadores polacos iniciaram uma ação de protesto nas estradas de acesso ao posto de controlo Yagodin-Dorogusk", indicou numa mensagem publicada pelo serviço ucraniano na sua conta oficial do Telegram.

Os transportadores afirmaram, segundo o Serviço Estatal de Fronteiras da Ucrânia, que só permitirão a passagem de um camião por hora, tal como fizeram ao longo do mês de novembro durante uma greve geral em que pediram a restrição da entrada de veículos pesados de transporte ucranianos.

Os camionistas polacos indicaram que o bloqueio não afeta o transporte de animais, autocarros ou veículos particulares, bem como os camiões que transportam ajuda humanitária ou militar no âmbito da invasão russa ao país vizinho.

O ministro do Desenvolvimento das Comunidades, Territórios e Infraestruturas da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, tinha confirmado na passada segunda-feira o fim dos bloqueios neste posto de controlo.

No início de novembro, as empresas de transportes polacas bloquearam primeiro três e depois os quatro postos fronteiriços para veículos pesados de mercadorias entre a Ucrânia e a Polónia, em protesto contra os camionistas ucranianos, cuja concorrência consideram desleal.

O bloqueio criou filas intermináveis na fronteira e representou um grande problema económico para Kiev, que depende fortemente destas vias para as suas exportações e importações de mercadorias.

Os transportadores polacos exigem o restabelecimento de um sistema europeu de licenças para as empresas de transportes ucranianas que enviam camiões para a Polónia.

A União Europeia abandonou este sistema para apoiar Kiev após o início da invasão russa em fevereiro de 2022.

Inicialmente assinado por um ano em junho de 2022, o acordo para liberalizar o transporte de mercadorias entre a Ucrânia e o espaço comunitário europeu foi posteriormente prorrogado até junho de 2024.

Leia Também: Encontrada escuta em gabinete usado pelo chefe do exército ucraniano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas