Toupeira rara encontrada com a ajuda de testes de ADN e... um cão

Animal não era visto há cerca de 90 anos.

Toupeira rara encontrada na África do Sul

© JP Le Roux

Notícias ao Minuto
13/12/2023 17:28 ‧ 13/12/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

África do Sul

Um cão farejador foi essencial na redescoberta de um tipo de toupeira que não era visto há cerca de 90 anos. Trata-se da toupeira-dourada-de-Winton.

No fim do mês de novembro, ao fim de três anos de investigação, cientistas na África do Sul encontraram, segundo a rádio NPR, 11 toupeiras desta espécie, que são completamente cegas. Desde 1936 que não havia sinais de vida destes animais, que se movem com base nas vibrações e parecem 'nadar' sobre a areia.

"Foi um projeto muito emocionante, com muitos desafios. Felizmente, tínhamos uma equipa fantástica, cheia de entusiasmo e ideias inovadoras. É exatamente disso que se precisa quando é necessário percorrer até 18 quilómetros de habitat de dunas num dia", disse Esther Matthew, oficial sénior de campo do Endangered Wildlife Trust (EWT), em comunicado.

A equipa recorreu à ajuda de uma Border Collie, chamada Jessie, que foi especialmente treinada para farejar vestígios das topeiras De Winton no último lugar onde foram avistadas: Port Nolloth Beach. A cadela identificou vestígios que, através de testes de ADN, foi possível associar a estas toupeiras.

Aliás, a equipa recorreu ao chamado eDNA, uma técnica que passa por recolher células da pele que as criaturas vão largando no ambiente "enquanto estão ocupadas com a sua vida".

"Embora muitas pessoas duvidassem que a toupeira dourada de De Winton ainda estivesse por aí, eu tinha boa fé que a espécie ainda não estava extinta. Estava convencido de que seria necessário apenas o método de deteção correto, o momento adequado e uma equipa apaixonada por encontrá-la", disse Cobus Theron, gestor sénior de conservação do EWT e membro da equipa de busca.

Leia Também: "Muito raro". Zoólogo avista ave metade macho e metade fêmea na Colômbia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas