Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 16º

Irão integra 'drones' equipados com mísseis ar-ar às suas forças armadas

O Irão reforçou hoje as suas forças armadas com novos 'drones' equipados com mísseis ar-ar que serão utilizados nas fronteiras do país, anunciaram os meios de comunicação estatais iranianos.

Irão integra 'drones' equipados com mísseis ar-ar às suas forças armadas
Notícias ao Minuto

15:11 - 10/12/23 por Lusa

Mundo Irão

A nova versão do 'drone' Karrar tem um alcance de 1.000 quilómetros e está equipada com mísseis ar-ar térmicos Majid, o que lhe confere a capacidade de intercetar e destruir "alvos aéreos hostis", segundo a agência de notícias estatal IRNA.

Durante a cerimónia de apresentação das novas armas, o comandante-chefe do exército iraniano, general Abdolrahim Mousavi, afirmou que os "inimigos" do país terão de "reconsiderar" as suas estratégias de combate ar-ar após a incorporação destes novos veículos não tripulados.

Os militares iranianos indicaram que o 'drone' será implantado nas fronteiras do país e oferecerá uma forma de "intercetar e destruir objetos aéreos hostis" a um custo menor em relação ao uso de caças tripulados.

O novo Karrar, cuja primeira versão foi apresentada em 2010, equipado com os mísseis foi testado "com sucesso" durante as recentes manobras realizadas em outubro.

O Irão tem uma poderosa indústria para fabricar 'drones'. Em agosto, apresentou um novo 'drone' com alcance de 2.000 quilómetros, capacidade de voo de 24 horas e possibilidade de transportar "todo o tipo de munições e bombas".

Os países ocidentais alegaram que o Irão vendeu 'drones' Shahed-136/131 à Rússia para utilização na guerra da Ucrânia, algo que Teerão nega.

Leia Também: Nobel da Paz presa no Irão pede apoio internacional para pôr fim a regime

Recomendados para si

;
Campo obrigatório