UE anuncia mais 125 milhões de euros para palestinianos em 2024

A União Europeia (UE) anunciou hoje mais 125 milhões de euros em ajuda humanitária para a população palestiniana em 2024 na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Notícia

© Lusa

Lusa
08/12/2023 16:58 ‧ 08/12/2023 por Lusa

Mundo

Israel

Em comunicado, a Comissão Europeia anunciou que este apoio é justificável com o agravamento da situação humanitária no Médio Oriente, especificamente os bombardeamentos israelitas no enclave palestiniano e a violência dos colonos israelitas na Cisjordânia.

"Em Gaza, as necessidades humanitárias estão no ponto mais alto de sempre, o enfoque vai ser na resposta de emergência para salvar vidas, restaurar o acesso a necessidades básicas, como água, comida, cuidados médicos, abrigo e higiene. A resposta humanitária vai priorizar os grupos mais vulneráveis, apoio psicológico e educação", dá conta a nota divulgada pelo executivo de Ursula von der Leyen.

Na Cisjordânia, os projetos financiados pela UE "vão providenciar serviços, como ajuda legal ou assistência material a pessoas afetadas pela violência de colonos, pelo confiscar de propriedade privada ou perda de fontes de subsistência, e vai apoiar o seu acesso a serviços básicos e educação em emergências".

Até ao final do ano a UE tem previsto cumprir 30 voos humanitários para apoiar a população palestiniana em Gaza, com mais de 1.000 toneladas de ajuda para a população daquele território.

Leia Também: Von der Leyen pede a Xi que aborde diferenças com "responsabilidade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas