Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 20º

Nyusi endereça condolências à Tanzânia por óbitos devido a chuvas fortes

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, endereçou hoje condolências à Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, na sequência das dezenas de mortes provocadas por chuvas torrenciais no Norte daquele país.

Nyusi endereça condolências à Tanzânia por óbitos devido a chuvas fortes
Notícias ao Minuto

23:19 - 06/12/23 por Lusa

Mundo Moçambique

"Neste momento de dor, gostaria de exprimir, em nome do Povo e do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, as nossas sentidas condolências", refere Filipe Nyusi, numa nota distribuída hoje pela Presidência moçambicana.

De acordo com um relatório divulgado na segunda-feira pelas autoridades tanzanianas, pelo menos 68 pessoas morreram em deslizamentos de terras provocados por chuvas torrenciais no norte daquele país, que faz fronteira, a sul, com as províncias moçambicanas do Niassa e de Cabo Delgado.

Desde sábado, as chuvas têm afetado a cidade de Katesh, no norte da Tanzânia, a cerca de 300 quilómetros a norte da capital Dodoma, provocando fortes deslizamentos de terra que arrastaram dezenas de veículos e casas.

"Enquanto endereçamos sentimento de solidariedade, estamos confiantes que sob a vossa sábia liderança o Governo e o povo da Tanzânia irão refazer-se desta tragédia o mais rapidamente possível", acrescentou Filipe Nyusi.

As imagens transmitidas pelas estações de televisão locais mostravam ruas cheias de destroços de casas, enquanto o tráfego e o fornecimento de eletricidade estavam interrompidos.

A África Oriental tem sido atingida, desde há semanas, por chuvas torrenciais e inundações ligadas ao fenómeno meteorológico El Niño, que deslocou mais de um milhão de pessoas na Somália e causou mais de 300 mortos na região.

O fenómeno El Niño, geralmente associado ao aumento das temperaturas e à seca em certas regiões do mundo e a chuvas torrenciais noutras, deverá manter-se até abril.

Leia Também: Aumentou para 68 número de mortos em deslizamentos de terras na Tanzânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório