Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 16º

Após 12 anos, únicos pandas gigantes do Reino Unido regressam à China

Os dois pandas chegaram a Edimburgo em 2011, ao abrigo de um acordo de 10 anos entre a Royal Zoological Society of Scotland (RZSS) e a China Wildlife Conservation Association.

Notícias ao Minuto

10:33 - 04/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Yang Guang e Tian Tian, os únicos pandas gigantes do Reino Unido, despedem-se, esta segunda-feira, do Jardim Zoológico de Edimburgo, na Escócia, onde passaram os últimos 12 anos da sua vida, rumo à China.

Os dois pandas chegaram a Edimburgo em 2011, ao abrigo de um acordo de 10 anos entre a Royal Zoological Society of Scotland (RZSS) e a China Wildlife Conservation Association, que foi prorrogado por um período de dois anos devido à pandemia de Covid-19.

O objetivo era que a fêmea Tian Tian e o macho Yang Guang produzissem uma cria, mas tal não aconteceu. No entanto, tornaram-se a principal atração do Jardim Zoológico e os visitantes puderam vê-los pela última vez na passada quinta-feira.

Segundo David Field, diretor executivo da RZSS, os animais tiveram um "impacto incrível ao inspirar milhões de pessoas a preocuparem-se com a natureza".

Já Michael Livingstone, um tratador de animais sénior do jardim zoológico, que irá acompanhar os pandas de volta à China, juntamente com um veterinário da RZSS, descreveu a despedida como "muito triste e emotiva".

"É muito diferente cuidar deles. Como equipa, já cuidámos de muitas espécies diferentes de ursos e estávamos bastante confiantes de que sabíamos que tipo de obstáculos teríamos de ultrapassar para cuidar dos pandas", disse, citado pela BBC, acrescentando que os pandas "são uma espécie muito sensível".

"Posso falar por mim e pelos outros tratadores da equipa do jardim zoológico que cuidaram deles - vai ser uma altura muito triste e emotiva", acrescentou.

Pode ver, na galeria acima, imagens dos pandas e da retirada do Jardim Zoológico de Edimburgo.

Leia Também: Estados Unidos e China recuperam "Diplomacia Panda"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório