Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 14º

Zoológico de Edimburgo diz 'adeus' aos seus pandas gigantes

Animais regressarão à China, mais de 10 anos após terem chegado à capital escocesa.

Zoológico de Edimburgo diz 'adeus' aos seus pandas gigantes
Notícias ao Minuto

23:59 - 29/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Escócia

Quinta-feira, dia 30 de novembro, será o último dia em que os visitantes do zoológico de Edimburgo, na Escócia, poderão ver Tian Tian e Yang Guang, os dois pandas gigantes que lá residem.

A dupla chegou à capital escocesa em 2011, mas deverá agora regressar à China, no âmbito do acordo assinado com as entidades chinesas para importar temporariamente os animais para a Escócia, que tinha uma validade de 10 anos, e que foi estendido graças à pandemia da Covid-19.

Regressarão, assim, à China em dezembro deste ano, conta a BBC.

A Royal Zoological Society of Scotland (RZSS), que administra o zoológico, pagou uma taxa anual de um milhão de dólares (atualmente cerca de 910 mil euros) à China pelos ursos.

Ao todo, os funcionários do zoológico tentaram que o casal copulasse um total de oito vezes desde que chegaram a Edimburgo, mas todas as tentativas fracassaram, falhando o objetivo de obter uma cria do animal.

Quando chegarem à China, os ursos terão de passar uma quarentena de um mês no Centro de Conservação e Pesquisa do Panda Gigante da China, em Ya'an, na província de Sichuan.

Leia Também: Pandas-gigantes deixam Washington rumo à China. As imagens do 'adeus'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório