Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 14º

França condena "com a maior firmeza" ataque do Hamas em Jerusalém

A França condenou hoje "com a maior firmeza" o ataque armado reivindicado pelo movimento islamita palestiniano Hamas que provocou cinco mortos em Jerusalém, incluindo os dois atacantes.

França condena "com a maior firmeza" ataque do Hamas em Jerusalém
Notícias ao Minuto

17:31 - 30/11/23 por Lusa

Mundo Isabel Figueira

"A França condena com a maior firmeza o ataque terrorista hoje perpetrado em Jerusalém e reivindicado pelo Hamas, que provocou pelo menos três mortos e vários feridos", indicou num breve comunicado a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, Anne-Claire Legrende.

O Hamas reivindicou a autoria do ataque a tiro de hoje que matou três pessoas em Jerusalém e apelou para uma "escalada de resistência" contra Israel.

Num comunicado, o grupo islamita palestiniano disse que os dois atacantes, dois irmãos "membros das brigadas Ezzedine al-Qassam", "sacrificaram-se ao levar a cabo uma operação" que "matou três colonos e feriu outros".

O grupo considerado como uma organização terrorista por Israel (mas também pela União Europeia e pelos Estados Unidos) identificou os autores do ataque como os irmãos Mourad Nemr, 38 anos, e Ibrahim Nemr, 30.

A polícia israelita confirmou que os dois atacantes foram mortos a tiro.

Israel e o Hamas estão atualmente envolvidos num conflito que foi desencadeado por um ataque perpetrado a 07 de outubro por combatentes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) em território israelita. O ataque de proporções sem precedentes desde a criação do Estado de Israel, em 1948, fez 1.200 mortos, na maioria civis, 5.000 feridos e cerca de 240 reféns.

Em retaliação, Israel declarou uma guerra para "erradicar" o Hamas, que começou por cortes ao abastecimento de comida, água, eletricidade e combustível na Faixa de Gaza e bombardeamentos diários, seguidos de uma ofensiva terrestre.

Leia Também: Lula da Silva confirma que há ainda um refém brasileiro com o Hamas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório