Dois adolescentes, de 15 anos e 16 anos, com alegada simpatia pelo Estado Islâmico (EI), foram detidos, na terça-feira, por suspeitas de planearem um ataque terrorista a um mercado de Natal, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, citadas pela agência de notícias Associated Press (AP), os jovens foram detidos durante uma busca domiciliária às suas casas.
Segundo a rede NTV e outros meios de comunicação, os dois adolescentes mantiveram contactos por meio de um serviço de mensagens, tendo trocado ideias sobre ataques com dispositivos incendiários ou com um camião.
Um mercado de Natal e uma sinagoga na cidade ocidental de Colónia estavam entre os potenciais alvos dos ataques.
O ministro do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestefália, Herbert Reul, adiantou que o adolescente de 15 anos tinha escrito num grupo de mensagens os planos do ataque e, após uma discussão de vários cenários, os participantes "concordaram com um plano concreto para atacar um mercado de Natal".
"Parecia muito concreto", disse Reul aos jornalistas, citado pela AP, sem adiantar mais pormenores.
Segundo a televisão pública regional WDR, as detenções foram motivadas pelo facto de um dos adolescentes ter apelado a uma "guerra santa" num vídeo publicado na aplicação 'Telegram' e terem anunciado um atentado para a próxima sexta-feira.
As buscas das autoridades alemãs foram desencadeadas após um alerta internacional sobre possíveis planos para um ataque perpetuado por uma pessoa da região. O suspeito, que não era conhecido das autoridades, foi rapidamente identificado e detido.
O chefe da agência de inteligência alemã, Thomas Haldenwang, afirmou hoje que o risco de ataques islamitas "há muito tempo que não era tão elevado".
"O perigo deste tipo de ataques sofreu uma mudança qualitativa como resultado da guerra em Gaza, uma vez que os vídeos partilhados nas redes sociais podem contribuir para a "radicalização" dos jovens na Alemanha", afirmou Haldenwang.
Leia Também: Homem procurado na Alemanha detido pela GNR em Odemira