Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 14º

UE reforça com 3,5 milhões ajuda humanitária à Somália, Etiópia e Quénia

A União Europeia (UE) vai enviar um reforço de 3,5 milhões de euros em ajuda humanitária para as populações afetadas por inundações devastadoras na Somália, Etiópia e Quénia, foi hoje anunciado, em Bruxelas.

UE reforça com 3,5 milhões ajuda humanitária  à Somália, Etiópia e Quénia
Notícias ao Minuto

12:25 - 29/11/23 por Lusa

Mundo Bruxelas

A maior parcela, de dois milhões de euros, destina-se à Somália, com o objetivo de ajudar as pessoas afetadas por inundações, particularmente ao longo da bacia hidrográfica ao longo do rio Djouba, e soma-se aos 5,5 milhões de euros já atribuídos ao país.

A UE vai ainda enviar helicópteros para Mogadíscio, num esforço para fazer chegar a ajuda às zonas mais afetadas pelas cheias, por um período de dois meses.

A Etiópia, por seu lado, vai receber ajuda humanitária no valor de um milhão de euros, canalizada através de parceiros já no terreno, que disponibilizarão abrigos e distribuirão artigos essenciais, incluindo para purificar e tratar a água.

Com este reforço, a ajuda humanitária à Etiópia aumenta para 3,3 milhões de euros.

Já no que respeita ao Quénia, o novo apoio atinge 500 milhões de euros para fazer face aos deslocamentos de terra que se seguiram a fortes chuvadas no nordeste do país, uma região que já tinha sido atingida pela seca.

Nairobi está ainda a braços com uma epidemia de cólera no país, pelo que uma outra verba de 200 mil euros foi já enviada à Cruz Vermelha do Quénia para combater a doença, detalhou a UE.

Leia Também: ONU alerta para situação dramática dos civis no norte de Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório