Rússia coloca porta-voz das redes sociais Meta na lista de procurados

As autoridades russas colocaram hoje o porta-voz das redes sociais Meta, empresa-mãe do Facebook e do Whatsapp, na sua lista de procurados, após a empresa estar classificada como "extremista" na Rússia, noticiou a AFP.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
26/11/2023 13:30 ‧ 26/11/2023 por Lusa

Mundo

Rússia

O nome de Andy Stone figura agora na base de dados do Ministério do Interior russo de pessoas procuradas por infracções ao código penal.

As autoridades russas não especificaram de que é que acusam o diretor de comunicação da Meta.

Em outubro de 2022, a Rússia designou oficialmente aquele grupo norte-americano como uma organização "terrorista e extremista", abrindo a possibilidade de processos judiciais mais graves contra os seus utilizadores no país.

O Facebook e o Instagram também foram bloqueados na Rússia desde o início da ofensiva russa na Ucrânia e são inacessíveis sem uma rede privada virtual (VPN), tal como o Twitter e um grande número de sites de comunicação social críticos do governo.

Antes da proibição, milhões de russos utilizavam as aplicações Meta, nomeadamente o Instagram, uma rede que continua a ser muito popular entre os jovens do país, apesar do seu bloqueio.

Em abril de 2022, a Rússia colocou o dono da Meta, Mark Zuckerberg, na "lista negra" de pessoas proibidas de entrar no país.

Leia Também: Mais de metade das empresas familiares vê cibersegurança como barreira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas