Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Transplante de laringe devolve voz a mulher que não falava há 20 anos

As filhas da paciente nunca a tinham ouvido. Procedimento realizou-se em Lyon, França.

Transplante de laringe devolve voz a mulher que não falava há 20 anos
Notícias ao Minuto

09:28 - 21/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo França

Uma mulher voltou a falar após quase duas décadas, depois de ser submetida ao primeiro transplante de laringe da história de França e o terceiro do mundo.

O resultado da operação foi apresentado, segundo a AFP, esta segunda-feira, a partir de Lyon, pela equipa médica, que espera poder repetir a 'façanha' em breve.

A mulher, que foi identificada apenas pelo primeiro nome, Karine, de 49 anos, respirava via tranqueostomia há cerca de 20 anos, sem conseguir falar, devido a complicações na manobra de intubação, no decorrer de uma paragem cardiorrespiratória, em 1996.

Poucos dias depois do transplante, realizado nos dias 2 e 3 de setembro, em Lyon, a mulher conseguiu pronunciar algumas palavras, com a voz ainda muito franca. Contudo, após várias sessões de reabilitação das cordas vocais, assim como de deglutição e respiração, a francesa está a recuperar e já está em casa desde o dia 26 de outubro.

Por escrito, a mulher explicou à AFP que se ofereceu para esta operação como voluntária há 10 anos "para regressar a uma vida normal".

"As minhas filhas nunca me tinham ouvido falar", confidenciou, garantindo que está munida de "coragem" e "paciência" para enfrentar a dor e o trabalho de reaprender a usar as cordas vocais. "É estranho falar de novo", admitiu ainda.

O primeiro transplante de laringe do mundo realizou-se em 1998, em Cleveland, nos EUA. Neste caso, o paciente era um homem que tinha perdido as cordas vocais num acidente de mota.

O transplante de laringe é extremamente raro porque é "complexo", uma vez que este órgão do sistema respiratório é composto por nervos muito pequenos e vascularizado por artérias e veias muito pequenas que se cruzam", como explicou o professor Philippe Céruse, chefe do departamento de otorrinolaringologia e de cirurgia de cabeça e pescoço do hospital Croix-Rousse.

Leia Também: "Vais ter um novo rim". Jovem encontra doador no Tiktok nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório