Cheias e tornado fazem milhares de desalojados no sul do Brasil
Estado de Santa Catarina registou o quinto tornado do mês no sábado.

© Twitter/@anapaulalimapt

Mundo Brasil
O Brasil tem atravessado um período paradoxal de mau tempo, com o calor extremo e temperaturas recorde em algumas zonas do país a contrastar com as chuvas, cheias e tornados que estão a afetar o sul do país. O estado de Santa Catarina, no sul, é um dos mais impactados, com quase 6 mil pessoas a ficarem desalojadas devido à chuva.
A Defesa Civil do estado de Santa Catarina confirmou na segunda-feira que a região registou o quinto tornado durante o mês de novembro, com a humidade proveniente da Amazónia e o vento do Atlântico sul a juntarem-se para uma combinação tempestuosa, segundo explicaram as autoridades ao g1.
As zonas de Balneário Gaivota e Sombrio foram as que registaram maiores estragos, tal como Vale de Itajaí, Oeste e Serra catarinense, com imagens de deslizamentos de terras, inundações e quedas de árvores a marcarem as redes sociais brasileiras.
Desde quinta-feira, dia 16 de novembro, as autoridades locais já registaram pelo menos três mortos, sendo que um idoso está desaparecido desde sábado. Setenta e uma cidades decretaram estado de emergência para lidar com estragos da chuva.
Infelizmente as chuvas causaram 2 mortes em SC até o momento. Duas senhoras faleceram depois que o carro em que estavam ter afundado em uma área alagada, em Taió.
— Daniel Freitas (@DFDanielFreitas) November 17, 2023
Até sábado (18), a Defesa Civil de Santa Catarina mantém a condição para temporais e chuva muito volumosa no… pic.twitter.com/LxXynaX4aF
ASSUSTADOR! Vídeo mostra um bairro inteiro sendo INUNDADO após fortes chuvas em Santa Catarina. pic.twitter.com/16LNYmX1Vl
— UpdateCharts (@updatecharts) November 19, 2023
SITUAÇÃO GRAVE!
— Matheus Gomes (@matheuspggomes) November 18, 2023
Enquanto outras regiões do Brasil sofrem com uma onda de calor brutal, o Rio Grande do Sul lida mais uma vez com chuvas intensas.
Em Lajeado, Roca Sales, Muçum e Rolante famílias precisaram deixar as suas casas diante de mais uma inundação do Rio Taquari.… pic.twitter.com/AUQaygk0XJ
Atenção, São Paulo! Nossas equipes seguem atuando na recuperação de trechos da rede elétrica impactados pelas chuvas e ventos que atingiram parte da região metropolitana de São Paulo na noite de ontem (18). ⬇️ pic.twitter.com/4I4diAvzFw
— Enel Brasil (@EnelBrasil) November 19, 2023
No Rio Grande do Sul, o estado mais a sul do Brasil, a situação é igualmente complicada para a população, tendo sido registadas ocorrências em 158 cidades. Mais d13 mil pessoas ficaram temporariamente desalojadas ao longo do fim de semana e também nesta região foram registadas três mortes, além de 63 feridos.
Contudo, a chuva foi acolhida com bons olhos no sudoeste e oeste do país, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com a enxurrada a ajudar a apagar os incêndios que estavam a devastar o Pantanal.
Em Minas Gerais, há quase 500 desalojados e dois mortos devido à chuva, com o vento a provocar o desmoronamento de uma habitação onde morreu uma pessoa. Já em São Paulo, o vento e chuva derrubaram várias árvores que, por sua vez, provocaram falhas na energia elétrica na região.
Leia Também: Incêndios e animais mortos. Calor extremo no Brasil faz soar alertas
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários