Um homem de Santos, no litoral do estado brasileiro de São Paulo, recebeu, por engano, uma transferência de 690 mil reais (cerca de 129 mil euros), através da 'app' PIX, muito popular no Brasil para realizar transferências de dinheiro, e devolveu a quantia.
Ao portal G1, da Globo, Lealdo dos Santos Souza, de 38 anos, confessou que, inicialmente, temeu tratar-se de uma burla. Acabou, no entanto, por perceber que a transferência tinha sido feita por engano, por um empresário que estava a comprar um apartamento.
"Na hora [do PIX] fiquei desesperado [...]. Na minha cabeça, a primeira coisa que eu pensei era que fosse algum golpe, que jogaram na minha conta por engano e depois iam vir me procurar", disse Lealdo dos Santos Souza.
O empresário de Santos aguardou 24 horas até contactar a sua agência bancária e, nessa altura, terá recebido vários conselhos sobre o que fazer com o dinheiro, alguns dos quais envolviam ficar com a quantia monetária. "Só que minha cabeça e meu coração falaram que tinha que fazer a coisa certa. Eu não pensei duas vezes em devolver. Fiquei mais feliz depois de conseguir encontrar [o dono]. Vi que era um senhor, uma pessoa de boa índole", afirmou.
Uma vez que o autor da transferência se apresentou na agência bancária, ambos perceberam a origem do erro: o homem tinha sido cliente de Lealdo, empresário do setor do ar-condicionado automóvel, um mês antes. Por isso, o seu contacto encontrava-se na secção de 'recentes' na 'app', o que o induziu em erro.
O portal G1 conta que, apesar da boa intenção de Lealdo, o processo de devolução do dinheiro não foi fácil. Devido a um problema com o banco, teve de devolver a quantia ao longo de vários dias, através de diferentes transferências de 100 mil reais (cerca de 18.710 euros) diárias, até perfazer os 690 mil reais (cerca de 129 mil euros) em questão.
Leia Também: Mulheres assaltavam idosos quando levantavam dinheiro no multibanco