Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Epidemia de dengue no Bangladesh já fez mais de 1.500 mortes

Mais de 1.500 pessoas morreram este ano no Bangladesh devido ao pior surto de dengue já registado no país asiático, informou hoje a direção-geral dos serviços de saúde bengali.

Epidemia de dengue no Bangladesh já fez mais de 1.500 mortes
Notícias ao Minuto

16:56 - 15/11/23 por Lusa

Mundo Dengue

Pelo menos 24 pessoas morreram no último dia devido a esta doença tropical infecciosa, elevando o número total de mortes para 1.520 entre janeiro e novembro, superando o recorde histórico de 281 mortes registadas no ano passado.

As autoridades também relataram um total de 296.665 infeções este ano devido a esta infeção viral transmitida por mosquitos fêmeas, principalmente da espécie Aedes.

Os especialistas e ativistas pelo direito à saúde acusaram as autoridades do país asiático de negligência.

"É apenas um problema de governação", disse o entomologista e presidente da Sociedade Zoológica de Bangladesh, Manjur Ahmed Chowdhury.

"Os responsáveis pelo controlo da epidemia não demonstram nenhuma preocupação, a situação não teria sido tão grave se não tivessem sido tomadas as medidas adequadas", acrescentou Chowdhury.

Os casos de dengue na região geralmente começam a aumentar a partir de julho e a diminuir em outubro, coincidindo com a estação chuvosa que incentiva a reprodução dos mosquitos portadores, mas este ano as mortes têm continuado em novembro, apesar da diminuição das temperaturas.

Alguns especialistas alertaram que fatores como as alterações climáticas, a urbanização não planeada ou a má gestão do abastecimento de água contribuem para aumentar a incidência da doença infecciosa.

"Os casos podem diminuir com a chegada do inverno, mas as larvas do mosquito Aedes continuarão inativas. O próximo ano poderá ser catastrófico, a menos que os seus habitats sejam destruídos", afirmou a entomologista e professora da Universidade de Jagannath, Afroza Sultana.

Os sintomas da doença incluem dor de cabeça, dores musculares e articulares e erupções cutâneas no corpo, bem como fadiga prolongada.

Leia Também: Cabo Verde em alerta após confirmação de dois casos de dengue

Recomendados para si

;
Campo obrigatório