Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 30º

Artista transforma pneus velhos em esculturas. Algumas custam 2 mil euros

King Kong de 2,5 metros de altura é um dos trabalhos mais impressionantes.

Artista transforma pneus velhos em esculturas. Algumas custam 2 mil euros
Notícias ao Minuto

15:21 - 10/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Arte

Um artista do Camboja transforma pneus velhos em impressionantes esculturas que podem valer milhares de euros.

A estátua de um gorila gigante é uma das mais impressionantes, não só pelos 2,5 metros de altura e por relembrar o icónico filme King Kong, mas por ter sido feita a partir da reutilização de 500 velhos pneus de bicicleta e motas, em apenas cinco semanas.

Mean Tithpheap, de 37 anos, é o responsável por estas obras de arte e conta com dois ajudantes para as colocar em pé. De elefantes a leões, de cobras a águias, o artista já fez inúmeras esculturas com lixo, essencialmente pneus. A maior parte são feitas sob encomenda e custam entre 500 e 2 mil euros.

A próxima escultura de Mean é uma réplica do Capitão América, pedida por um café de Phnom Penh, a capital do Camboja.

"Uso pneus velhos de bicicletas e motos porque são resíduos e se pudermos reciclá-los, isso ajudará um pouco o meio ambiente" disse o artista em entrevista à AFP.

A obra de Mean já foi reconhecida pelo governo do Camboja. Em 2021, o ministério do Meio Ambiente entregou-lhe até um certificado de agradecimento pelo trabalho ecológico.

"Com o seu trabalho ecológico, Mean Tithpheap contribui para a proteção ambiental, a gestão dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade e a vida sustentável", lê-se no documento citado pela AFP.

Leia Também: "Há um lado de metamorfose constante, é um disco que provoca o ouvido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório