Cirurgiões de Nova Iorque, nos Estados Unidos, realizaram pela primeira vez um transplante de um olho inteiro num ser humano, anunciou esta quinta-feira a equipa cirúrgica da NYU Langone Health, citada pela agência Reuters.
Apesar de o paciente não ter recuperado a visão no olho, o feito está a ser saudado como um avanço nas técnicas da medicina. A cirurgia de transplante demorou 21 horas.
Nos seis meses que se seguiram à cirurgia, realizada durante um transplante parcial de rosto, o olho enxertado mostrou sinais importantes de saúde, incluindo vasos sanguíneos que estão a funcionar bem e a retina com um aspeto promissor, declarou a equipa responsável pelo procedimentos.
"O simples facto de termos transplantado um olho é um enorme passo em frente, algo que há séculos tem sido pensado, mas nunca foi realizado", disse Eduardo Rodriguez, médico que liderou a equipa.
Até agora, os médicos só tinham conseguido transplantar a parte da córnea.
O recetor do olho, Aaron James, é um veterano militar de 46 anos, natural do Arkansas, que sobreviveu a um acidente de trabalho num cabo de alta tensão. O homem ficou com o lado esquerdo da cara, o nariz, a boca e o olho esquerdo destruídos.
Inicialmente, os médicos planeavam apenas incluir o globo ocular como parte do transplante facial por razões estéticas.
"Se houvesse alguma forma de recuperação da visão, seria maravilhoso, mas o objetivo era realizarmos a operação técnica e fazer com que o globo ocular sobrevivesse", acrescentou Rodriguez à Reuters, acrescentando que o paciente será monitorizado nos próximos tempos.
James, que vê do olho direito, sabia que poderia não recuperar a visão no olho transplantado. "Eu disse-lhes: 'mesmo que eu não consiga ver, talvez pelo menos possam aprender alguma coisa para ajudar a próxima pessoa'. É assim que se começa. Espero que isto abra um novo caminho", afirmou o paciente.
Leia Também: Morreu o segundo paciente que recebeu transplante de coração de porco