O furacão Otis, que se abateu sobre a cidade de Acapulco, no México, deixou um rasto de destruição e muitas foram as imagens que permitiram perceber o estado em que a cidade ficou.
Contudo, houve uma imagem em particular que se destacou e se tornou viral após a tragédia.
Nela, uma polícia é vista a dar de mamar a um bebé. A agente trata-se de Arizbeth Ambrosio, que pertence às forças da Secretaria da Segurança de Cidadania (SSC), e que foi destacada para o local para ajudar nos trabalhos de salvamento e resgate.
Foi no âmbito da sua missão, enquanto ajudava a população a procurar comida, que Arizbeth encontrou um bebé, ao colo da sua tia, que chorava incessantemente. Ciente de que estaria com fome, a mulher, que é mãe de duas crianças, uma delas ainda bebé, não hesitou em sentar-se e dar-lhe de mamar.
Segundo relata a própria à BBC, como mãe, teve a sensibilidade de ouvir o bebé a chorar e de lhe pegar ao colo. O pequeno teve o gesto espontâneo de se virar para o seu peito, altura em que a agente pediu permissão à tia para lhe dar de mamar.
"Foi um momento muito bonito. Foram várias emoções. Estava a dar leite a um bebé que não conheço e a pensar no meu, que estava longe. Sei que os meus filhos estão em boas mãos, com o seu pai e a sua tia, e isso dava-me tranquilidade. Mas com o bebé de Acapulco... são coisas que não se conseguem explicar. Foi um momento muito bonito", partilha a agente da polícia.
A imagem, partilhada no final de outubro, tornou-se viral e mereceu rasgados elogios à mulher, inclusive dos seus superiores que, esta semana, informaram que Arizbeth foi promovida.
"O seu trabalho é um exemplo de humanismo para todos nós", afirma Pablo Vázquez,, responsável por esta força de segurança, indicando, segundo o El Mundo, que a mulher foi promovida numa cerimónia que decorreu nas instalações da SCC na capital mexicana.
Recorde-se que pelo menos 48 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas à passagem do furacão Otis em Acapulco, no México, onde se registaram danos materiais avultados.
O furacão atingiu a cidade de Acapulco, estado de Guerrero, no sul do país, com a categoria 5 e, em poucas horas, intensificou-se, tornando-se num dos ciclones mais potentes da história do Pacífico.
Leia Também: Acapulco permanece incomunicável após passagem de furacão Otis