Padeira despedida por urinar em alguidar. Tribunal dá razão a mulher

Empresa foi obrigada a pagar indemnização à trabalhadora ou a voltar a dar-lhe o emprego.

Chegou farinha de trigo para garantir consumo de pão entre maio e junho

© iStock

Notícias ao Minuto
27/10/2023 08:35 ‧ 27/10/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Um tribunal espanhol considerou injustificado o despedimento de uma padeira que foi apanhada a urinar em utensílios de trabalho. 

A funcionário do espaço 'Estación de Sants', em Barcelona, foi filmada a urinar num alguidar, conteúdo que depois deitou fora, tendo passado o alguidar por água antes de o arrumar.

O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha condenou a empresa a readmitir a funcionária ou a pagar-lhe uma indemnização de 25 mil euros.

A principal prova contra a mulher era um vídeo, filmado no vestiário dos empregados, prova que foi considerada uma violação contra o direito à intimidade da empregada dado que a instalação da câmara de videovigilância, naquele local, nunca foi comunicada aos trabalhadores.

O caso remonta a outubro de 2018, altura em que a mulher recebeu uma carta de despedimento, em que se alegava que tinha sido apanhada três vezes a urinar em utensílios de trabalho.

Os trabalhadores tinham conhecimento da existência de câmaras instaladas nas imediações das instalações, mas não na zona onde se vestiam, refere o 20 minutos.  

O tribunal de primeira instância já tinha declarado o despedimento sem justa causa, mas a empresa recorreu da decisão para o TSJC, alegando que o local onde as imagens haviam sido filmadas não era  utilizado como vestiário, algo que foi desmentido e provado pela queixosa.

Agora, os magistrados decidiram novamente a favor da trabalhadora, uma vez que "o direito à privacidade prevalece sobre os factos provados".

Leia Também: Cerveja Tsingtao investiga funcionário que urinou em matérias-primas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas