ONU diz que "deslocamento forçado" está longe de acabar em Cabo Delgado

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estimou hoje que, este ano, cerca de 60 mil pessoas foram forçadas a fugir novamente na província moçambicana de Cabo Delgado, alertando que o "deslocamento forçado" está longe de acabar.

Moçambique/Ataques: Comida e apoio chega a milhares de deslocados em Chiúre, Faque só pensa no arroz para a mãe

© Lusa

Lusa
29/07/2025 19:36 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Moçambique

"Em 2025, cerca de 60.000 pessoas já foram forçadas a fugir novamente no norte de Moçambique", refere-se numa nota daquela agência da ONU, divulgada hoje.

 

A província de Cabo Delgado, no norte do país, rica em gás, enfrenta desde 2017 uma rebelião armada, que provocou milhares de mortos e uma crise humanitária, com mais de um milhão de pessoas deslocadas.

De acordo com a ACNUR, desde o início do conflito, em 2017, mais de 1,3 milhões de pessoas foram deslocadas, "e o ciclo de deslocamentos continua".

"Mesmo com números significativos de retornos, a realidade de novos deslocamentos preocupa: o deslocamento forçado está longe de acabar", acrescenta.

As novas movimentações de extremistas no norte de Moçambique incluem Niassa, província vizinha de Cabo Delgado, onde, desde a sua eclosão em 29 de abril, provocaram pelo menos a morte de dois guardas florestais que foram decapitados.

Só em 2024, pelo menos 349 pessoas morreram em ataques de grupos extremistas islâmicos na província, um aumento de 36% face ao ano anterior, segundo dados divulgados recentemente pelo Centro de Estudos Estratégicos de África, uma instituição académica do Departamento de Defesa do Governo norte-americano que analisa conflitos em África.

Leia Também: Moçambique. Bloqueiam estrada em protesto contra disparos da polícia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas