Sabia que há um museu que pode visitar completamente nu? É em Barcelona

Esta visita especial acontece no próximo dia 28 de outubro. Apesar de não ser obrigatório, é recomendado o uso de sapatos.

Notícia

© X / Assoc. Club Catala de Naturisme

Notícias ao Minuto
20/10/2023 23:51 ‧ 20/10/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Visitar um museu completamente nu? Sim, é possível e acontece em Barcelona, Espanha. Esta visita (muito) especial é já no próximo dia 28 de outubro, domingo.

O visitante pode ver uma exposição fotográfica no Museu de Arqueologia da Catalunha e, tal como as imagens representadas - que não usam qualquer tipo de vestuário -, o espectador pode ver-se refletido na obra, revela o jornal El País.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado o uso de sapatos.

A exposição 'Os bronzes de Riace' apresenta fotografias de grande formato do artista Luigi Spina, nas quais aparecem duas estátuas nuas do século V a.C.

Assim, o visitante pode, alguma forma, ver-se refletido na obra "na mesma situação em que se encontra, completamente nu e rodeado de outros corpos", revela uma nota no site do museu, acrescentando ser uma experiência "sem tabus ou censura".

"Esta atividade envolve nudez total e portas fechadas. Nas instalações, os visitantes serão acompanhados até à área designada para deixarem os seus pertences e iniciarem a atividade", pode ainda ler-se.

A historiadora de arte, atriz e dramaturga Irene Vicente Salas é a guia da exposição. "O Clube Catalão de Naturismo perguntou-se se seria possível fazer uma visita guiada nua pela exposição. Estudei e pareceu-me uma experiência maravilhosa", diz, citada pelo jornal espanhol.

A primeira visita deste género aconteceu no dia 30 de setembro. Trinta pessoas percorreram os corredores do museu tal como vieram ao mundo, diante da guia, também ela totalmente despida.

"Estabelece-se uma relação muito particular com as imagens das peças nuas e, para mim, que não sou nudista, embora o pratique esporadicamente, fiquei surpreendida com a naturalidade com que séculos de falsos preconceitos se evaporam rapidamente", destaca Irene Salas.

A visita tem uma duração de uma hora e meia e custa 7 euros.

Leia Também: Diretora do Museu Vieira da Silva deixa fundação ao fim de 30 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas