Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Vídeo mostra momento em que casal é raptado de festival na Faixa de Gaza

Pais viram imagens do rapto e dizem-se devastados com o desaparecimento da sua única filha, de 25 anos.

Vídeo mostra momento em que casal é raptado de festival na Faixa de Gaza
Notícias ao Minuto

09:35 - 09/10/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel

Noa Argami é uma das várias pessoas que foram raptadas e mantidas reféns pelo Hamas, na sequência do conflito entre a Palestina e Israel. A jovem terá sido raptada durante um festival de música eletrónica.

Noa e o namorado participavam no evento, realizado numa área deserta junto à Faixa de Gaza, quando foram surpreendidos.

Imagens entretanto partilhadas mostram Noa a ser levada por um grupo do Hamas enquanto, de braços esticados, implora para que não a matem.

Também surge o namorado no vídeo, sendo imobilizado pelos elementos islâmicos.

A família dos dois tem partilhado as imagens numa tentativa de conseguir descobrir o paradeiro e tentar salvar Noa e  Avinatan e, também, numa tentativa de mostrar aquilo que está a acontecer na sequência da operação militar contra Israel, que espoletou no sábado, após décadas de conflito.

O pai de Noa revela à CNN Internacional que esta é a sua única filha e que é com desespero que assistiu ao momento em que a filha, em lágrimas e amedrontada, é levada por um grupo de desconhecidas.

Imagens entretanto partilhadas, mostram a jovem sentada num sofá, a beber água. As imagens terão sido partilhadas pelo Hamas, após o vídeo do rapto se ter tornado viral, com o intuito de provar que esta se encontra bem.

Noa e Avinatan são apenas duas das várias pessoas que já foram raptadas desde o início desta operação militar.

O grupo islâmico palestiniano Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação 'Tempestade al-Aqsa', com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que baptizou como 'Espadas de Ferro'.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está "em guerra" com o Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE).

Leia Também: Conflito em Israel pode ser um "banho de sangue" como nunca visto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório