Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Nobel para Mohammadi frisa "forte retrocesso" dos direitos das mulheres

A entrega do Prémio Nobel da Paz de 2023 à iraniana Narges Mohammadi é um "lembrete importante" de que os direitos das mulheres enfrentam um "forte retrocesso" no Irão e noutros lugares do mundo, disse hoje o secretário-geral da ONU.

Nobel para Mohammadi frisa "forte retrocesso" dos direitos das mulheres
Notícias ao Minuto

15:32 - 06/10/23 por Lusa

Mundo António Guterres

De acordo com António Guterres, esse forte retrocesso sente-se em vários níveis, incluindo a perseguição de mulheres defensoras dos direitos humanos.

"Este Prémio Nobel da Paz é um tributo a todas as mulheres que lutam pelos seus direitos arriscando a sua liberdade, a sua saúde e até as suas vidas", acrescentou Guterres, citado num comunicado oficial.

Também a organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) considerou que ao atribuir o Prémio Nobel da Paz a Narge Mohammadi, o Comité Nobel está a reconhecer as "imensas contribuições, os sacrifícios altruístas e a coragem e resiliência" que a ativista e outros ativistas iranianos dos direitos humanos "demonstram diariamente na sua luta por um Irão mais brilhante e que respeite os direitos".

"Durante mais de duas décadas, Narges Mohammadi tem sido um membro crucial da sociedade civil iraniana, organizando-se sob intensa repressão para promover os direitos humanos e a igualdade, e a responsabilização por violações graves", disse Tirana Hassan, diretora executiva da HRW, citada num comunicado.

Nesse sentido, a ONG apelou às autoridades iranianas para que "libertem imediata e incondicionalmente" Narges Mohammadi e outros ativistas de direitos humanos que se encontram presos.

Ao longo dos últimos anos, o regime de Teerão deteve 13 vezes Narges Mohammadi. Foi condenada cinco vezes e está atualmente a cumprir uma sentença de 16 anos de cadeia.

O Prémio Nobel da Paz 2023 foi hoje atribuído à ativista iraniana, em nome da "luta das mulheres no Irão contra a opressão", segundo anunciou o Comité Nobel Norueguês.

Segundo o comité, a escolha desta ativista, vice-presidente do Centro de Defensores dos Direitos Humanos, deveu-se também "à sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade de todos".

Em 2022, o Nobel da Paz foi atribuído a Ales Bialiatski, da Bielorrússia, e às organizações de defesa dos direitos humanos Memorial, da Rússia, e Centro de Liberdades Civis, da Ucrânia.

[Notícia atualizada às 15h58]

Leia Também: Rússia sem reação à atribuição do Nobel da Paz a ativista iraniana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório