"Informei Charles Michel (presidente do Conselho Europeu) sobre os progressos da nossa contraofensiva e sobre as necessidades prioritárias da Ucrânia em matéria de defesa", afirmou Zelensky na sua conta na rede social X (ex-Twitter).
O chefe de Estado ucraniano recordou que a Ucrânia pode contar com uma "assistência militar adicional" já prometida pela União Europeia (UE) e por alguns Estados-membros e com um "apoio estável" a Kyiv por parte do Fundo Europeu para a Paz.
Zelensky sublinhou a importância "simbólica e prática" da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Kyiv, na segunda-feira, e agradeceu à UE o seu apoio contínuo à Ucrânia.
I met with @CharlesMichel.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 5, 2023
Ukraine is grateful for the EU’s strong and lasting support, as well as the practical assistance of EU member states.
The recent meeting of EU foreign ministers in Kyiv had significant symbolic and practical meaning. It underlined the unwavering EU… pic.twitter.com/DeFjGPHKb8
O presidente ucraniano e Charles Michel debateram também a chamada Fórmula de Paz apresentada pela Ucrânia para pôr termo à guerra e à retirada das tropas russas do seu território.
Michel e Zelensky analisaram ainda os "preparativos para a Cimeira Mundial da Paz", que a Ucrânia espera que obtenha o apoio à iniciativa de países de todos os continentes.
Leia Também: Zelensky aceitou convite de Marcelo para visitar Portugal