Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Zelensky anuncia aliança de indústrias de defesa

O Presidente ucraniano anunciou a criação de uma aliança de indústrias de defesa e de um fundo especial durante o primeiro fórum internacional das indústrias de defesa, realizado na sexta-feira em Kyiv, divulgou hoje a presidência ucraniana.

Zelensky anuncia aliança de indústrias de defesa
Notícias ao Minuto

12:32 - 30/09/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Hoje (sexta-feira), neste fórum, anunciamos a criação da aliança de indústrias de defesa. Uma aliança que valoriza o direito internacional e é capaz de trabalhar pela proteção real do direito internacional. Não estou a falar apenas da Ucrânia, mas também da segurança de qualquer nação do mundo diante de uma agressão", afirmou Volodymyr Zelensky.

O Presidente ucraniano acrescentou que foi elaborada uma declaração como base para a aliança, à qual poderão se juntar os fabricantes de armas e equipamento militar de todo o mundo que partilham esta intenção de "fornecer proteção real contra a agressão", nomeadamente diante "das condições de risco" enfrentadas atualmente.

Zelensky observou que a declaração já foi assinada por 13 empresas que estão prontas "para construir junto com a Ucrânia um novo arsenal do mundo livre".

Entretanto, o ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano afirmou, num comunicado, que 38 empresas de 19 países aderiram à aliança das indústrias de defesa e que durante o fórum empresas ucranianas assinaram vinte acordos e memorandos com parceiros estrangeiros sobre produção de 'drones', reparação e produção de veículos blindados e munições.

"Entre os formatos de cooperação estão a produção conjunta, o intercâmbio de tecnologia e o fornecimento de componentes", acrescentou o comunicado.

Durante o fórum, Zelensky indicou, também, que a Ucrânia está a desenvolver um regime económico especial para a indústria de defesa, a fim de "dar a cada empresa que trabalha para a defesa na Ucrânia e com a Ucrânia, ou que queira vir para a Ucrânia, todas as oportunidades para realizar o seu potencial".

Referiu-se ainda à intenção de criar um fundo de defesa especial para fornecer recursos adicionais, em particular, para o desenvolvimento da produção militar e apoio à cooperação correspondente, para a criação de novas instalações militares e programas necessários para a defesa e para o cuidado dos soldados ucranianos.

Segundo Zelensky, participaram no fórum 252 empresas de defesa que produzem uma variedade de armas e sistemas e soluções de defesa provenientes de mais de trinta países.

Leia Também: AO MINUTO: Fotógrafo morre na linha da frente; Zelensky anuncia Aliança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório